SOBRE O PROJETO

O envelhecimento da população ativa revela-se em dados como as taxas de emprego dos trabalhadores, com idades compreendidas entre os 55 e 64 anos, aumentaram em quase 10% durante a última década. Preve-se que o número de indivíduos em idade ativa com 65 anos, ou mais, deverá aumentar cerca de 20%, até 2020. Este envelhecimentoé uma preocupação associada ao défice de competências dos gestores de recursos humanos, que poderão ter dificuldade em lidar com as caracteristicas especificas desta faixa etária.


Na tentativa esforçada de minizar o problema, o projeto HR4AD conta com um consórcio internacional estratégico, que visa desenvolver ferramentas para a formação CVET (Sistema Europeu de Créditos e da Formação Profissional). Pretende-se potenciar o acesso a materiais/recursos inovadores, através da metodologia OER (Recursos Educacionais Abertos) que consiste na disseminação desses recursos numa plataforma acessivel a todos os técnicos. Estas ferramentas têm como objetivo apoiar os Gestores de RH e os Formadores de EFP na construção de cursos que contemplem temáticas que abordem os defafios modernos da UE. Os recursos pedagógicos baseiam-se num jogo online e modulos de formação que permitirá a exploração e reconhecimento dos resultados de aprendizagem desenvolvidos, o desenvoolvimento dos currículos e e das pedagogias online em toda a UE.

AÇÕES E RESULTADOS

Resultados de aprendizagem baseados em evidência

O consórcio desenvolverá estratégias de aprendizagem modernas e originais, adaptados às necessidades setoriais atuais. Estas servirão de base para a conceção de um curso inovador de EFP sobre a gestão da mão de obra com idades diversificadas e que pode ser integrado de forma adequada nos modelos CVET existentes e nas ofertas de formação empresarial/corporativa, para gestores de RH e gestores de pessoas em geral. A definição de resultados de aprendizagem basear-se-á nos quadros e normas metodológicos EQF/ECVET para a definição de conhecimentos, aptidões e competências.

RESULTADOS DO PROJETO E ATIVIDADES

Será desenvolvido um curso que conduzirá à produção de unidades de aprendizagem originais, que abordarão as competências que lidam com os desafios da diversidade etária no local de trabalho. Este permitirá cultivar um ambiente empresarial favorável às diferentes idades. As unidades de aprendizagem não só incluirão materiais de formação online, mas também o desenvolvimento de um jogo de formação inovador, que irá apoiar os gestores de RH para lidar com suas necessidades de formação atuais.

Workshops

Serão desenvolvidos workshops demonstrativos da nova metodologia, em todos os países, para partilha e validação junto de técnicos de área, sejam gestores de recursos humanos e/ou formadores.

Quadro de referência da UE para a HR4AD

Os materiais do projeto serão promovidos e valorizados através do desenvolvimento de uma rede à escala da UE que explorará os materiais de formação do projeto e promoverá o reconhecimento dos resultados da aprendizagem. Neste contexto, o resultado final do projeto visa facilitar a exploração e o reconhecimento mútuos dos resultados de aprendizagem desenvolvidos, dos currículos e da pedagogia online em toda a UE.

PARCEIROS DO PROJETO
EXELIA

EXELIA E.E.

EXELIA é uma empresa privada grega que se especializa no desenvolvimento de jogos educativos e de formação e oferece formação vocacional para habilidades sociais com metodologias inovadoras, voltadas para o aprendizado baseado em jogos. Utilizando as TIC's como um fator propício para a inovação na educação, a EXELIA desenvolve software e material educacional avançado, como Curso Online Aberto e com Participação Numerosa (MOOCs), Recursos Educacionais Abertos (OERs) e pedagogias baseadas em jogos.

BAPM

BAPM

Associação Búlgara para a Gestão de Pessoas é uma organização não governamental criada para desenvolver as melhores práticas profissionais no domínio da gestão e desenvolvimento do capital humano e contribuir para o enriquecimento do potencial e desempenho profissional das pessoas. A associação apoia o desenvolvimento dos profissionais da área de gestão de recursos humanos e estabelece padrões profissionais de alto nível.

GIP-FCIP

GIP-FCIP

GIP-FCIP é um departamento da sede da educação estadual na Baixa Normandia. Permite às instituições públicas de ensino desenvolver projetos financiados pela UE, no âmbito dos programas INTERREG, FSE e Erasmus +. A experiência do GIP-FCIP é a responsabilidade social das organizações (igualdade de oportunidades, diversidade etária, igualdade de género, desenvolvimento sustentável) e é adaptada às necessidades das empresas e organizações nas áreas de gestão e recursos humanos e de consultoria para as empresas em mudança.

KERIGMA

KERIGMA

Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social de Barcelos é uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento integrado das pessoas, das organizações e da comunidade, criando serviços, soluções e produtos que contribuem para a cidadania ativa, a solidariedade e a coesão social. Orientada pelos valores da igualdade, responsabilidade social e inovação, a KERIGMA desenvolve a sua ação no domínio da Promoção da Aprendizagem ao Longo da Vida; Reconhecimento de Aprendizagem Prévia; Apoio Psicossocial e Apoio ao Emprego e Empreendedorismo.

PRIZMA

ΙΔΡΥΜΑ ΓΙΑ ΤΗ ΒΕΛΤΙΩΣΗ ΤΩΝ ΕΡΓΑΣΙΑΚΩΝ ΣΥΝΘΗΚΩΝ (PRIZMA)

Fundação PRIZMA para a Melhoria das Possibilidades de Emprego na Eslovénia está ativamente envolvida em diferentes programas de Cooperação Europeia, enquanto organização sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é proporcionar fontes de melhoria da qualidade de vida dos grupos vulneráveis. As atividades da fundação centram-se no domínio do envelhecimento ativo e do fornecimento de condições de trabalho adequadas para os trabalhadores mais velhos, bem como na melhoria da gestão da mão de obra diversificada em termos de idade, no desenvolvimento de carreiras e na construção de competências das pessoas idosas no local de trabalho.